Dicas de Design

Design é a criação de soluções para problemas por meio da combinação de arte, ciência e tecnologia.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dicas de Design

Dicas Úteis de Design

Design é a criação de soluções para problemas por meio da combinação de arte, ciência e tecnologia. O objetivo do design é melhorar a funcionalidade, a estética e a usabilidade de produtos, serviços, ambientes e comunicações.

Abaixo selecionamos 9 dicas úteis de design.

1ª: Design não é apenas visual

Pense em quem vai usar e como vai interagir. Quando falamos em design rapidamente associamos a aparência. Principalmente quando se trata de digital. Mas, design vai muito além da aparência. Ele passa também pela experiência do usuário e a interação proporcionada por ele. Organizar o layout, facilitar a compreensão e estimular a ação, são algumas das missões que um design bem elaborado se propõe.

2ª: Design soluciona problemas

Utilize símbolos e a linguagem apropriada para cada usuário Tanto no meio físico quanto no digital existem uma série de desafios a serem superados diariamente. No meio digital, cada dia mais é preciso simplificar a mensagem, aumentar o interesse e superar as expectativas. Esses e muitos outros problemas podem ser superados por um design bem desenvolvido.

3ª: Design ajuda o usuário

Seja relevante. Ofereça exatamente o que a sua persona precisa. O design tem a importante missão de facilitar a vida do usuário. A oferta de produtos, serviços, conhecimento, informação e entretenimento aumenta cada vez mais. Neste sentido, o design tem papel fundamental na organização e condução entre o que é ofertado e o que é desejado.

4ª: Design processo contínuo

Mantenha sua comunicação e suas ferramentas atualizadas. A busca pela diferenciação e pela melhoria tornam o design um processo em constante aprimoramento. A forma como se oferece produtos e serviços está em constante evolução. As necessidades mudam, os posicionamentos mudam e por isso o design muda.

5ª: Design digital

Construa mensagens e ambientes virtuais que tragam experiências reais para as pessoas. Com as pessoas cada vez mais conectadas, o físico e o virtual muitas vezes se confundem. Graças ao aprimoramento das técnicas digitais é comum o virtual parecer mais verdadeiro do que o físico. O design digital ajuda a desenhar este mundo virtual tão ou mais real que o mundo físico.

6ª: Design Gráfico

Desenvolva bons materiais de apoio que agreguem valor a sua marca. Alguns tipos de negócios podem e acontecem totalmente em plataforma digital. Mas a grande maioria dos negócios, mesmo sendo promovidos no meio digital, exigem contato entre pessoas e entrega de produtos ou realização de serviços físicos. O design gráfico é fundamental para materializar os conceitos da marca.

7ª: Design Criativo

Pense estrategicamente e realize um brainstorm. Pensar fora da caixa. Surpreender. Gerar resultados diferenciados a partir de um design criativo. Construir um design criativo depende de alguns fatores. Vale destacar o conhecimento sobre o produto/serviço, o conhecimento sobre o usuário do produto/serviço e a criatividade na elaboração do design.

8ª: Design amigável e atrativo

Seja transparente, sincero e objetivo. Evite distrações. Minimize objeções. Desenvolver um visual limpo com cores contrastantes e harmoniosas, informações bem distribuídas e facilmente acessíveis. Tudo a um simples toque e de forma intuitiva. Permitir visão ampla e ao mesmo tempo minimalista. Simplificar a tomada de decisão transmitido total segurança sobre tudo que está acontecendo. Tudo isso torna um ambiente amigável e atrativo.

9ª: Design faz a diferença

Faça a imagem e a experiência com sua marca agregar valor ao seu produto ou serviço. A melhor das mensagens, o melhor dos produtos pode ser simplesmente descartado porque o design não é atrativo ou não é funcional. O produto/serviço deve ser relevante, as informações devem ser precisas e passar segurança, a comunicação deve ser atrativa e a experiência agradável. Assim como a embalagem agrega valor ao produto, seu site e redes sociais dão ideia do que é a sua marca.

Um bom design deve levar em consideração o contexto e as necessidades do usuário, a viabilidade técnica e a estética visual. Além disso, o design pode desempenhar um papel importante na sustentabilidade e na responsabilidade social, buscando minimizar o impacto ambiental e maximizar o benefício para a comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Branding

O poder da marca

Descubra o poder da marca para o crescimento dos negócios. Exploraremos como as marcas surgem, crescem e como fortalecê-las. A importância da marca em negócios locais e os benefícios de ter uma marca forte também serão abordados. Acompanhe-nos nessa jornada com a Market Prae, seu Farol estratégico para potencializar sua marca.

Leia mais »