A Evolução do Marketing

Analisar e revisar os resultados com base nas informações para melhorar o desempenho das estratégias, deve ser uma constante.
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Evolução do Marketing

A Evolução do Marketing

As estratégias de marketing visam posicionar uma marca, produto ou serviço no mercado. Estas estratégias vêm evoluindo ao longo do tempo de acordo com as mudanças sociais e comportamentais dos consumidores. Inicialmente tínhamos o Marketing 1.0 onde o foco era no produto. Depois no Marketing 2.0 o foco era consumidor. Já no  Marketing 3.0 o foco é no ser humano. O Marketing 4.0 o ser humano precisa ser compreendido dentro da economia digital.

Marketing em plataformas digitais

A evolução da tecnologia nos permite trabalhar o marketing nas plataformas digitais. Esta é uma forma diferente de estabelecer comunicação com os usuários. A comunicação muda muito, à medida que ela passa a ser estabelecida por multicanais. Quem recebe a informação passa a questionar e emitir opiniões, ou seja, a comunicação é dinâmica e construída tanto pela empresa quanto pelos clientes ou fãs da marca. Daí a importância de uma comunicação planejada integrada ao bom uso da tecnologia.

Marketing em buscadores

Mais de 90% das pessoas pesquisam por um produto ou serviço na internet antes de realizar uma compra. Estas pessoas já estão dispostas a fazer a aquisição, elas pesquisam para conhecer melhor, saber preços ou onde encontrar o que procuram. Boas práticas de Marketing Digital fazem com que quem procura encontre quem oferta. O objetivo dos buscadores é ser cada dia mais preciso, tornando-se indispensável para quem procura. Portanto, é importante entender como os buscadores funcionam e acompanhar as suas mudanças para serem encontrados pelos usuários certos.

Marketing em redes sociais

As redes sociais permitem despertar o desejo de consumo em pessoas que ainda não estão procurando por determinado produto ou serviço. Também são excelentes para realizar um trabalho de reconhecimento de marca. No entanto, existe uma infinidade de redes sociais e é preciso definir quais redes sociais utilizar e planejar as ações para cada uma delas. Primeiro é importante saber onde o público desejado está. Depois entender a linguagem utilizada pelo público com o objetivo de criar relacionamento nas redes sociais.

Marketplaces e Rede de Display

Iniciar um trabalho de vendas para e-commerce a cada dia exige mais investimento e estratégias. Gerar tráfego para o site custa caro e por esse motivo precisa ser assertivo. Neste quesito os marketplaces e rede de display são excelentes meios para gerar vendas e melhorar o desempenho de um e-commerce. Aliados a campanhas de Remarketing bem feitas podem também diminuir as taxas de abandono de carrinho de compras.

E-mail Marketing

Atualmente é comum as pessoas torcerem o nariz quando se fala em email marketing. Muito disso, por conta de  estratégias equivocadas que tem muito mais a ver com spawn do que efetivamente com email marketing. Junto das estratégias de email marketing é preciso ter um bom trabalho de CRM. Emails devem ser relevantes, por isso é preciso segmentar muito bem para quem está sendo enviado. É preciso ter certeza que a mensagem faz todo sentido para quem está recebendo antes de enviar. O email deve ser recebido como se fosse enviado individualmente.

A mídia certa no momento certo

Cada mídia tem a sua função e atinge determinados objetivos. Ou seja, elas devem ser usadas de acordo com a necessidade. Importante também entender a interação de cada público com a mídia selecionada, porque assim fica mais fácil elaborar uma mensagem que seja recebida com sucesso. Analisar e revisar os resultados com base nas informações para melhorar o desempenho das estratégias, deve ser uma constante. Afinal quanto mais assertiva for a mensagem para o público, menor se torna o custo de conversão.

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