Persona

A persona ajuda a empresa a entender melhor o cliente, a criar mensagens de marketing mais assertivas.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Persona

O que é uma persona?

Uma persona, no marketing, é uma representação fictícia do cliente ideal de um negócio. É uma personagem criada com base em dados reais dos clientes existentes e potenciais, como suas necessidades, interesses, hábitos de compra, comportamentos e demografia.

A criação da persona

A criação de uma persona envolve a coleta e análise de informações sobre o público-alvo, a fim de entender as características comuns que definem quem são as pessoas que estão interessadas nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. A persona ajuda a empresa a entender melhor o cliente, a criar mensagens de marketing mais direcionadas e eficazes, e a desenvolver estratégias de negócios mais eficientes.

Ao definir uma persona, as empresas podem personalizar suas mensagens e abordagens de marketing para alcançar grupos específicos de consumidores com maior precisão, a fim de aumentar as chances de sucesso em seus esforços de marketing.

Tipos de persona

Existem diferentes tipos de personas que podem ser criadas para representar diferentes tipos de clientes ideais de uma empresa. Algumas das categorias de persona mais comuns incluem:

Persona do comprador: representa o perfil típico do comprador que adquire um produto ou serviço da empresa.

Persona do usuário: representa o perfil típico do usuário do produto ou serviço oferecido pela empresa.

Persona de decisão: representa o perfil típico da pessoa que toma as decisões de compra dentro de uma empresa, como um gerente ou diretor.

Persona negativa: representa um perfil de cliente que não é desejado pela empresa, ou seja, um perfil de pessoa que não se encaixa no público-alvo.

Persona de influência: representa o perfil típico de uma pessoa que pode influenciar a decisão de compra, como um blogueiro ou um influenciador digital.

Persona geográfica: representa o perfil típico de uma pessoa de uma região geográfica específica, levando em conta fatores culturais e socioeconômicos que afetam as decisões de compra.

A escolha do tipo de persona a ser criado depende dos objetivos da empresa e dos perfis de clientes que ela deseja alcançar. O importante é criar uma persona que seja precisa e represente o cliente ideal para ajudar na definição das estratégias de marketing.

Conversar o assunto certo com a pessoa certa faz toda a diferença

A grande vantagem do Marketing Digital em relação ao Marketing offline é a possibilidade de personalizar a mensagem de acordo com cada grupo de pessoas que vai receber. Além disso, esse grupo de pessoas pode contribuir com suas experiências e conhecimentos na construção da mensagem. Por tanto, definir bem quais são as personas dos produtos e serviços permite direcionar conteúdos de alta relevância, além de obter feedbacks valiosíssimos a respeito do que é oferecido e da forma como se oferece.

Observação e adaptação da linguagem

O trabalho de identificar a Persona e criar esta relação de confiança nas redes sociais não acontece do dia para a noite. É certamente um trabalho gradual que se aperfeiçoa ao longo do caminho. A Persona tem vida, tem anseios e é movida pelas situações do cotidiano. Por tanto, a conversa com a Persona utiliza uma linguagem que evolui e está em sintonia com o que acontece no mundo. O certo é que sem saber exatamente com quem está conversando as chances da mensagem simplesmente se perder são grandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Branding

O poder da marca

Descubra o poder da marca para o crescimento dos negócios. Exploraremos como as marcas surgem, crescem e como fortalecê-las. A importância da marca em negócios locais e os benefícios de ter uma marca forte também serão abordados. Acompanhe-nos nessa jornada com a Market Prae, seu Farol estratégico para potencializar sua marca.

Leia mais »
Dicas de Design
Design

Dicas de Design

Design é a criação de soluções para problemas por meio da combinação de arte, ciência e tecnologia.

Leia mais »